sábado, 26 de outubro de 2019

Mutirão da Saúde promovido pelo Lions Clube

        Nesta manhã de sábado, no centro da cidade, aconteceu O Mutirão da Saúde Lions Clube Canoinhas Ouro Verde. Parabéns a todos os voluntários pelo trabalho prestado junto a população!









Foto: Johnatan Leoncio




Coral Raízes.



Outras fotos no Facebook
https://www.facebook.com/fatima.santos.5015/posts/2846535162047344

Imagens do dia

   Ao cair da tarde na cidade de Canoinhas... Rua Eugênio de Souza



Comemoração do Dia do Professor

   O evento foi organizado pela ACP - Associação Catarinense de Professores e aconteceu no centro de eventos Petry em São José. O grupo de professoras ficou hospedada em Canasvieiras, Florianópolis, SC. 15-10-2019
Arena Petry é um centro de eventos em São José SC considerado o maior
 complexo  multiuso do Sul do Brasil. A família Petry é a proprietária do espaço,
localizado na SC -281 no bairro Sertão do Maruim.

 




 Outras fotos no Facebook
https://www.facebook.com/fatima.santos.5015/media_set?set=a.2831034870264040&type=3

Singela cidade em 1926

    "Período áureo de nossa 'Ouro Verde' 1923 a 1930. Em pleno período áureo de sua economia, o nome de Santa Cruz de Canoinhas (1923), foi alterado para Ouro Verde, numa alusão à principal riqueza do município. Porém, divergências políticas e religiosas locais determinaram que em 1930 esse nome fosse substituído e o município passou à denominação de Canoinhas, como era conhecido anteriormente. (fonte: PMC)." Comentário do Coronel Mario Erzinger no Grupo do Facebook Baú da Felicidade

Bela cidade

“No dia em que você sentir que o mundo inteiro é sua casa, que o céu é seu teto, que a terra é seu piso e que cada árvore é seu jardim, então você estará realmente em casa.”
Sri Ravi Shankar 🍃

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Bar e Restaurante Guarany

Comentários dos membros do Grupo do Facebook Baú da Felicidade Everaldo Barcelos 1920 a 2019.

"Era um restaurante, bar e padaria dos meus tios Asta e Vitor Schneider, moravam na parte de cima, com seus filhos, Silvio, Asela e Silka . Tinha mts doces maravilhosos." Informações de Asta Andrade

"O Sr. Raymundo Preissler , meu sogro , foi um dos primeiros padeiros que ali prestou seus serviços com muita competência e dedicação. Iniciou seus trabalhos ali pelos anos de 1945 ,exercendo o mesmo por 34 anos , quando se aposentou no mesmo." Comentário de Luiza Maria Pressler

"Nossa,que saudades! Morei na casa ao lado onde hoje é a farmácia Vital,só aparece a ponta e o portão. Na época era rodoviária tbm,o nome era Guarani. Lembro que tinha um homem que carregava uma mala de metal com lagartos dentro e fazia apresentação na calçada. Morria de medo ." Ada Ines Kuchnier

"Eu e meus dois irmãos trabalhávamos aí o movimento era intenso saudades, a família Schneider eram sensacionais." Arilto de Souza Pinto

"Meu pai Otto Ehl também trabalhou como padeiro nesta padaria Guarani inclusive com o sr Raimundo eram amigos e colegas. Saudades deste tempo." Elizabeth Ehl

" Eu morava em Rio do Pinho e vinha pela manhã estudar no CESC, depois comia “meio sortido” 😋 no Guarani e passava a tarde na BIC pois o ônibus só retornaria as cinco da tarde. Excelente lembrança! A comida era muito boa e o som ambiente exclusivo com samba raiz marcou uma etapa de minha vida. Obg por postar !"
Francisco Péricles Pazda
 
"Era ponto de encontro dos viajantes que vinham de ônibus do interior ali se negociava produtos como leite fresco nata manteiga ovos etc eu fui uma destas viajantes morava no interior e vinha estudar na cidade. Trazendo produtos da colônia.  Saudades destes tempos!" Joana Novak

Feliz Entardecer

 "Tudo o que for bom que seja sempre mais." Ana Canã.

Festival Literário Estudantil

    Na noite de ontem, 4, no auditório da Fameplan, aconteceu o II FELIES Festival Literário Estudantil, organizado pela Academia Brasileira de Letras do Brasil - Canoinhas SC. Com apresentações de várias escolas de Canoinhas o evento foi um sucesso. Parabéns a todos pelo talento!


          Mostra de educação artística e literária dos estudantes de nossa terra 

 

            Para contar sobre o II Festival Literário Estudantil, o FELIES, promovido pela Academia de Letras do Brasil/Canoinhas, precisamos retornar nossos passos para alguns anos atrás, precisamente para o ano de 2016, quando tudo começou.

            Algumas escolas de nossa região convidaram os escritores membros da nossa Academia a fim de confraternizar com os estudantes, enquanto ouviam e viam apresentações lítero-musicais.

            Talentosos poetas e poetisas adolescentes que jogavam suas palavras apenas para professores e colegas ali presentes, dentro de um espaço pequeno.

            Foi então que surgiu a ideia de reunir todos estes jovens talentos para que pudessem mostrar para a toda a comunidade a sua produção literária e musical. Para que os seus pais, em noite especial e em um amplo espaço, tomassem conhecimento e se emocionassem também com o bom e o belo de que seus filhos eram capazes de realizar.

            Rosane Godoi era vice-presidente naquela ocasião e ao sugerir para os demais acadêmicos a realização deste Festival, já ofereceu o auditório da FAMEPLAN, Faculdade da qual é diretora, para a realização deste evento.

            A Academia de Letras do Brasil/Canoinhas já vinha realizando concursos literários no meio estudantil e, ao adotar mais esta ideia, decidiu que cada um dos eventos seria realizado a cada dois anos. Então em 2017 aconteceu o I FELIES. Que foi o muito bem recebido pela direção das escolas, seus professores e seus alunos.

            O II FELIES, que foi realizado no dia 4 de outubro, sexta-feira passada, superou todas as expectativas. Em número e categoria das apresentações. Na parte artística. No público que lotou o auditório da FAMEPLAN.

            Participaram do FELIES 2019 as seguintes unidades educacionais de nossa terra:

Escola Estadual Fundamental “Sagrado Coração de Jesus”, Escola de Educação Básica “João José de Souza Cabral”, Escola de Educação Básica “Júlia Baleolli Zaniolo”, Escola de Educação Básica “Almirante Barroso”, Escola de Educação Básica “Tempo Feliz” e Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de Canoinhas.

            Notamos que a semente plantada já vingou. Cresce devagar. Necessita que a cada dia receba a sacrossanta água da sabedoria de pais e professores para que jamais feneça. 

            Porque são muitas as cabeças jovens carregadas de ideias e ideais. E esperamos vê-las a brilhar sempre mais, mostrando ao mundo, que o aprimoramento em nossa língua pátria vale a pena.

            Parabéns a todas as escolas que abraçaram o nosso Projeto que tem a finalidade de divulgar para a nossa comunidade os valores que nelas vicejam.

 Escrito pela médica e escritora Adair Dittrich

           














Outras fotos no Facebook