Na manhã de terça-feira, 22, a Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início às atividades da Semana do Contestado, um evento já tradicional no município, que acontece anualmente entre os dias 20 e 27 de outubro. Instituída pela Lei nº 3.752 de 2004, e posteriormente alterada em 2017 pela Lei nº 6.115, a semana tem o objetivo de promover ações pedagógicas, culturais e cívicas voltadas para o resgate e a valorização da história da Guerra do Contestado.
Em seu discurso de abertura, a secretária de Educação, Sonia Grosskopf, ressaltou a importância do trem como marco da Guerra do Contestado, destacando sua relevância tanto para o contexto histórico quanto para as atividades culturais desenvolvidas pelas escolas municipais. Neste ano, a Mostra do Contestado 2024 contou com a participação de 14 unidades educacionais que, ao longo do ano, abordaram a temática da guerra com enfoque nas expressões artísticas, como poesia, musica, música, teatro e dança.
A programação da Mostra teve início com uma apresentação especial dos alunos do projeto integração AABB Comunidade, que emocionou o público ao interpretar a canção O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, simbolizando a conexão entre o transporte ferroviário e a história da Guerra do Contestado.
O evento, que faz parte de uma série de atividades previstas para a Semana do Contestado, reflete o compromisso da administração municipal em manter viva a memória desse importante episódio da história catarinense, promovendo não só o conhecimento, mas também o engajamento da comunidade.
Informações: Prefeitura de Canoinhas
14 escolas participaram da Mostra. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário