sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Paula Pereira

      O distrito de Paula Pereira é o mais antigo de Canoinhas. Sob a denominação de Lagoa do Norte, foi criado em 31 de janeiro de 1921 pela lei 143, assinada pelo governador Hercílio Luz. O prefeito Octavio Xavier Rauen presidiu a solenidade de instalação em 21 de maio do mesmo ano.
       Em 1º de dezembro de 1938, pelo decreto-lei 238 assinado pelo interventor federal em Santa Catarina, Ptolomeu Brasil, o nome Lagoa do Norte foi alterado para Paula Pereira. A alteração serviu para homenagear o fundador oficial da cidade de Canoinhas, Francisco de Paula Pereira.
       A esse distrito pertencem diversas localidades como Rio do Pinho, Volta Grande, Boa Vista, Papuã, Pedregulho, Anta Gorda, Picadão, Cachoeira, Cerrito, Fartura, Barão, Cantagalo, Itaiacoca, Santa Haydê e Santa Leocádia.
 
Texto do livro Canoinhas Espaço, Homem e Memória de Fernando Tokarski, Maria de Lourdes Brehmer e Viviane Bueno.
 
A caminho de Paula Pereira.
 


 

Paula Pereira.





Caixa d'agua que abastecia a maria-fumaça antigamente.



 



Rio Iguaçu.


Ao fundo vê-se a balsa.


Balsa.

 

 

5 comentários:

  1. Lindo amo esse lugar morei anos nesse lugar 😘😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci em Paula Pereira😀😉😉😉

    ResponderExcluir
  3. Meu pai viveu toda sua infancia ai cresci ouvindo ele falar de Paula Pereira,muito emocionante ver as fotos ele me contava da estação de trem q minha avó fazia pastel e ele vendia com sua irmã,meu Deus quanta história ouvi ,ele amava Paula Pereira.

    ResponderExcluir
  4. Eu morei muitos anos nesse lugar estudei na escolinha que tinha no início da decada de 90 hoje moro em Ponta Grossa PR mais sinto muitas saudades daí, um dia quero levar meus filhos pra conhecer aí

    ResponderExcluir
  5. Incríveis. Sua sensibilidade é extremamente apurada. Parabéns.

    ResponderExcluir