sexta-feira, 1 de abril de 2016

Irineópolis

    Situado às margens do Rio Iguaçu, o município de Irineópolis carrega em sua história as memórias da Guerra do Contestado. Entre as peculiaridades do município, está sua fundação, que se deu por via fluvial em 1885, quando a família de Caetano Valões formou um pequeno povoado que mais tarde se transformou na localidade de Valões. Em 1921 a localidade foi elevada à categoria de distrito de Porto União e em 22 de julho do mesmo ano conquistou sua emancipação política passando a se chamar Irineópolis. O nome é uma homenagem ao ex-governador do Estado Irineu Bornhausen, contudo, muitos moradores ainda preferem denominar o município de Valões.
   Atualmente, com pouco mais de 10 mil habitantes o município tem na agricultura sua maior fonte de economia e renda. Forte produtor de tabaco, milho, soja e cebola, Irineópolis homenageia e reconhece o trabalho dos agricultores do município, por meio da tradicional Festa do Trator, que conta com o desfile de tratores e máquinas agrícolas, entre outras atrações.
   A cidade foi projetada pela empresa Lumber, na época da Guerra do Contestado e possui ruas largas e alongadas que denotam traços de sua colonização rica em diversidade étnica e cultural. O município possui forte influência das culturas: polonesa, alemã, italiana e ucraniana e mantém vivas as tradições dos descendentes por meio da gastronomia, da música e da dança típica.
Município de divisa, Irineópolis faz fronteira com Estado Paraná pelo Rio Iguaçu que exibe em suas curvas uma beleza única que pode ser contemplada por quem faz a travessia pela balsa de tração manual preservada pelo município.
Informações do http://www.irineopolis.sc.gov.br/municipio/index/codMapaItem/18123











 








Casarão Domit em Irineópolis. O início da construção deste casarão foi em 1926, quando Joaquim Domit casou-se com dona Sofia. Hoje, já se passaram 90 anos e o casarão continua lá, lindo, soberbo, imponente. Tive o prazer de visitá-lo a convite do proprietário, Roberto Domit de Oliveira.










Estação ferroviária.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário