quinta-feira, 27 de julho de 2017

Reunião discute criação de memorial da Guerra do Contestado na Câmara de Vereadores

    Reunião discute criação de memorial da Guerra do Contestado na Câmara
Idealizado pelo presidente Wilmar Sudoski, plenário receberá mural com fotos históricas da batalha
Em 2016, a Guerra do Contestado completou seu centenário. Com o objetivo de preservar os registros da batalha que, por anos, marcou a história do município e região, o presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), propôs a criação de um memorial composto por fotografias históricas do Contestado no plenário da Câmara de Vereadores. A primeira ação para realizar a confecção do mural ocorreu na tarde desta quarta-feira, 26, durante reunião com a presença do presidente, demais vereadores, professores, historiadores, jornalistas e fotógrafos.
Participaram do encontro os vereadores Wilmar Sudoski (PSD), Coronel Mário Erzinger (PR), Paulinho Basílio (PMDB) e Camila Lima (PMDB); o historiador Fernando Tokarski; o gestor da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Luis Carlos Martins; o colunista Leonardo Estausk; os jornalistas Edinei Wassoaski e Priscila Noernberg; os professores Pedro Penteado do Prado e Josimar Kaschuk e a fotógrafa Fátima Santos, além da equipe da Câmara.
Durante o encontro, o presidente explanou a sua vontade em utilizar a Câmara como um espaço de preservação da história e cultura local. Sudoski lamentou que este momento histórico não esteja representado na casa, porém comentou que o memorial seria o primeiro passo para expandir o incentivo à difusão de fatos que marcaram o município. “Será uma pequena demonstração do legislativo canoinhense sobre o interesse com relação ao Contestado”, relatou.
O edil Coronel Mário Erzinger (PR) lembrou da importância de valorizar a história do município também como forma de incentivo ao turismo da região. “Nesta reunião nós estamos plantando uma semente para fazer a a rota turística de Canoinhas”, comentou.
O historiador Fernando Tokarski comentou que, com a falta de valorização dos registros históricos, momentos importantes para a região podem se perder. Por este motivo, criar um grupo de discussão sobre o assunto é uma forma de reacender o debate acerca da preservação. “Cada vez mais os nossos monumentos estão desaparecendo. Daqui a pouco, nós não vamos ter mais vestígios da própria guerra. De fato, temos que fazer alguma coisa”, afirmou.
O jornalista Edinei Wassoaski que, em conjunto com a jornalista Priscila Noernberg, produziu um especial multimídia sobre o centenário do Contestado em 2016, sugeriu que os vídeos da reportagem também sejam disponibilizados no memorial por meio de uma televisão. Priscila lembrou da importância em revisitar os locais das fotos, de modo a trazer um “antes e depois” dos espaços que foram palco da Guerra do Contestado.
COMISSÃO
Em uma decisão conjunta dos participantes da reunião, uma comissão foi formada com o objetivo de realizar a seleção das fotos que irão compor o memorial. Sob a presidência do historiador Fernando Tokarski, a comissão será formada por mais cinco representantes: Wilmar Sudoski, Fátima Santos, Edinei Wassoaski, Leonardo Estausk e Pedro Penteado do Prado. Ao fim do encontro, os visitantes avaliaram o espaço que deve receber o mural no plenário. A próxima reunião do grupo acontece no início do próximo mês, quando será apresentada uma prévia do material selecionado pela comissão. O memorial deve ser inaugurado em setembro, mês de aniversário de Canoinhas, em solenidade na Câmara.
Adriane Hess
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Foto: Adriane Hess

Comissão: Leonardo Estausk , Fernando Tokarski, Pedro Penteado,
Fátima Santos, Edinei Wassoaski e Wilmar Sudoski. Foto: Adriane Hess







Foto: Adriane Hess





Bandeira do Contestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário