quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sessão Solene da Academia de Letras do Brasil, Canoinhas. A noite dos Comendadores.


Foi realizada ontem na Câmara Municipal de Vereadores no dia de ontem (30/05/2018) a Sessão Solene comemorativa ao quarto aniversário da Academia de Letras do Brasil, Canoinhas e outorga da comenda Ouro Verde.
Em um clima oficial, solene e festivo, a sessão ocorreu carregada de emoções, sendo prestigiada por um grande público que lotou as dependências da câmara. A acadêmica Soeli Regina Lima, Presidente da ALB Canoinhas, procedeu à abertura da Sessão Solene, cumprimentando as autoridades dentre os quais o Prefeito do Município Beto Passos, a Vice Presidente da Câmara de Vereadores Norma Pereira, o Presidente da Associação Empresarial Reinaldo Lima, entre outras autoridades, convidados e público presente.
Os primeiros atos foram para homenagear os quatro anos de existência da Academia, através da oração acadêmica proferida pelo Secretário da ALB Andreas Costenaro. O coral Santa Cecília, sob a regência da maestrina acadêmica Maria de Lourdes Brehmer, cantou uma peça, “Parabéns” do Compositor Acácio Santana homenageando o quarto aniversário de fundação da ALB Canoinhas.
O ponto auto da Sessão foi à outorga da Comenda “Ouro Verde”, instituída pela Academia para homenagear pessoas e entidades que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município e região.
Foram homenageadas as seguintes pessoas, Comendadora Madre Maria Carmen Welter, empresário Comendador Niceto Osmar Fuck e a comerciante Comendadora Cecy Schroeder Allage, que foi representada pela Senhora Sônia Schroeder Vieira.
A comenda possui uma grande simbologia. A estrela dourada simboliza o personagem que recebe a comenda, sendo assim titulado (a) comendador (a), uma estrela resplandecente na sociedade. Tem em seu âmago incrustrada a insígnia da ALB–Canoinhas, representando que a academia de letras é fruto também do trabalho e projeção social de quem a recebe, induzindo a intelectualidade local a reunir-se em uma academia.
Fizeram uso da palavra os Acadêmicos Dra. Adair Dietrich, que homenageou a Irmã Carmen, o acadêmico Francisco Assis Vitóvski, que homenageou o empresário Niceto Fuck e a Acadêmica Rosane Godói que homenageou a empresária Cecy Schroeder Allage, bem como os homenageados.
A sessão foi muito linda e emocionante e com certeza estará gravada na história do município de Canoinhas.
Acadêmico Mario Renato Erzinger
Mestre Cerimônias ALB/ Canoinhas










 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário