quarta-feira, 3 de julho de 2019

Lançamento dos três livros que relatam a história da erva-mate no território canoinhense

   O lançamento dos três livros que relatam a história da erva-mate no território canoinhense foi realizado na Câmara de Vereadores.
A  coletânea é obra produzida a partir do material elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em parceria com o Sindicato das Indústrias do Mate no Estado de Santa Catarina (Sindimate) e Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense (Aspromate) que buscam junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a Indicação Geográfica (IG) da erva-mate para o Planalto Norte Catarinense. O Governo do Município de Canoinhas também apoia a busca pela IG.

LIVROS
Os livros poderão ser encontrados da Biblioteca Pública Municipal de Canoinhas. A publicação é apresentada em três volumes: História, Território e Produto. 
 
O livro “História” destaca o papel da erva-mate na história da região do Planalto Norte, com ênfase nos principais fatos que ocorreram, destacando a colonização, o povoamento e a evolução da divisão político administrativa dos municípios da região. Também apresenta uma contextualização dos trabalhos desenvolvidos para se chegar a esse patamar, além de compor com os demais, o dossiê para o INPI, solicitando a distinção do produto e da região. 
 
O livro “Território” apresenta detalhadamente aspectos descritivos de elementos comprobatórios da notoriedade da produção de erva-mate, especialmente vinculados às características ambientais, como a floresta ombrófila mista, ou floresta de araucárias, comumente denominada, vinculada com aspectos climáticos, geológicos, geomorfológicos, de solo, da hidrografia e como esses fatores interferem na produção da erva-mate. 
 
O livro “Produto” apresenta a erva-mate e a forma de produção – o “saber-fazer”, o produto da interação produto/homem/território. Neste volume também são apresentados a forma de organização que será a gestora desse importante ativo regional que está no regulamento de uso e no novo Estatuto da Associação (Aspromate), que será a guardiã e gestora, através um grupo que é o conselho regulador, instância decisória para os encaminhamentos da IG.
Informações do Portal JMais


















2-7-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário