sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Inauguração do Portal de Três Barras

                 Contestado - Fé x Poder
 
              O primeiro monge que galgou fama foi João Maria d'Agostinho, um homem de origem italiana que peregrinou, pregando e atendendo doentes de 1844 a 1870.
Fazia questão de viver uma vida extremamente humilde e ética.
Sua forma de viver arrebanhou milhares de crentes, não exerceu influência direta nos acontecimentos da Guerra do Contestado, mas já previa uma guerra futura e chamava as pessoas à conversão. Segundo historiadores ele morreu nos Estados Unidos.
O segundo monge chamado João Maria de Jesus atuou no Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1886 a 1908, havendo, na ocasião, uma identificação com o primeiro, de quem utilizava os mesmos métodos: curas com ervas, conselhos e água de fontes. Mostrava uma postura firme sobre sua situação política: "Estou do lado dos que sofrem."
O seu desaparecimento, segundo alguns historiadores, ocorreu por volta de 1908(Este retrato do portal).
Um terceiro homem, que participou do início da Guerra do Contestado, ficou conhecido inicialmente como curandeiro de ervas, tendo-se apresentado com o nome de José Maria de Santo Agostinho. Em pouco tempo conquistou a admiração e confiança do povo. Era considerado santo: um homem que veio para curar os doentes e necessitados.
Metódico e organizado, sabia ler e escrever e anotava em seus cadernos as propriedades medicinais das plantas encontradas na região. Ao contrário do isolamento, organizava agrupamentos, fundando os redutos e os "Quadros Santos", acampamentos com vida própria, e os "Pares da França", uma guarda especial formada por 24 homens que o acompanhavam.
Este terceiro monge morreu em batalho nos campos de Irani, no dia 22 de outubro de 1912, onde se deu o início da Guerra do Contestado.
 
             Poder: O verdadeiro "Colosso da Lumber", foi a sua locomotiva SHAY de três trupes (Lima 2604 de 1912), a primeiro no Brasil, retratada com tanto orgulho pela própria Southern Brazil Lumber and Colonization Company nos cartões postais de propaganda da empresa em edição bilíngue, editados por volta de 1913. Essa SHAY era classificada pela Lima como classe C 70-3, significando SHAY de 3 milímetros e 3 truques, com peso nominal de 70 toneladas.
        
   


 












Claudio Hoppe recebendo os agradecimentos pelo trabalho realizado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário