"O dia de Santa Cruz foi declarado feriado em Canoinhas mediante lei municipal instituída em 2004 pelo então prefeito Orlando Krautler. Segundo a lei, a data está no calendário oficial da cidade pelo valor histórico e religioso que representa.
Segundo o historiador Fernando Tokarski, há duas versões para o 3 de maio em Canoinhas: a primeira afirma que a data é a que o fundador da cidade, Francisco de Paula Pereira, chegou aqui, em 1888. A segunda é de outro 3 de maio, sete anos depois, quando foi erguida a primeira cruz da cidade, no local onde foi construída a primeira capela, na Colina de Santa Cruz. "Quando foi criado o distrito, para reforçar a tradição religiosa, ele passou a se chamar Santa Cruz de Canoinhas", diz Tokarski.
Em um incêndio na capela de Santa Cruz, o símbolo sagrado foi um dos únicos a permanecer intacto, reforçando ainda mais sua relação com Canoinhas, que a instaurou padroeira.
Diferentemente de outras cidades, que comemoram a data de santos e santas como protetores, ela é o símbolo religioso máximo e é marcada pela tradicional Festa de Santa Cruz, na Igreja Matriz Cristo Rei. "
Informações Jornal Correio do Norte / Facebook Visite Canoinhas
3-5-2019 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário