quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Confusão da Cuia


ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL / SC – CANOINHAS
CONCURSO CANOINHAS EM VERSO E PROSA
TEXTO PREMIADO: CONFUSÃO DA CUIA
ALUNA: JUCINÉIA APARECIDA KOSTULSKI
ESCOLA: E.B.M. EVALDO DRANKA 

CONFUSÃO DA CUIA

            No Estado de Santa Catarina, no planalto Norte Catarinense, há uma cidade chamada Canoinhas. Nesta cidade localiza-se uma praça chamada Lauro Muller, onde há uma enorme cuia de chimarrão. De tempos em tempos acontecem coisas curiosas neste local.
            Um certo viajante que estava passando por ali sentiu um estranho desejo, e começou a perguntar-se: Como as pessoas de Canoinhas faziam para tomar chimarrão naquela enorme cuia? Então passou uma mulher que gostava de inventar histórias, e falou que, para tomar chimarrão naquela cuia precisava ser em noites de lua cheia ou na quaresma.
            O viajante falou que então não poderia tomar chimarrão ali, pois não era naquele momento, nem noite de lua cheia, nem quaresma. Logo passava outro homem. O viajante perguntou:
_ Como vocês fazem para tomar chimarrão, nesta enorme cuia?
            O homem falou que só as pessoas que moravam em Canoinhas poderiam tomar chimarrão naquela cuia. Então o viajante ficou muito triste. Em seguida, vinha um Padre, e o viajante foi indagá-lo:
_ Como é que as pessoas de Canoinhas fazem para tomar chimarrão nessa enorme cuia?
            O Padre falou que naquela cuia ninguém tomava chimarrão, porque ela é um símbolo histórico do município. Aí o viajante falou ao Padre        que as outras pessoas que ali passavam relataram a ele, que dava para tomar chimarrão naquela cuia.
            O Padre falou que nem tudo o que as pessoas dizem nós devemos acreditar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário